Onde

CAIXA RIBEIRA | Locais

3 e 4 de Junho, Ribeira – Porto

Palco Caixa

Palco Caixa

O rio Douro, a Ponte D. Luís, a vista mágica e privilegiada… O Palco Caixa foi pensado propositadamente para este Festival para albergar os concertos de maior dimensão.

Palácio da Bolsa – Salão Árabe

Palácio da Bolsa - Salão Árabe

O Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto, construído em 1842 possui uma mistura de estilos arquitectónicos que vão desde o neoclássico oitocentista passando pela arquitetura toscana ao neopaladiano inglês. O Salão Árabe é a mais importante sala de atos oficiais da cidade do Porto, sendo também palco de prestigiadas solenidades. Assim como Fado, de valor inestimável, são também os estuques banhados a ouro que preenchem as paredes e tecto da sala.

Palácio Da Bolsa – Pátio das Nações

Palácio Da Bolsa – Pátio das Nações

Com uma cúpula de ferro e vidro de Tomás Soller, apresenta uma estrutura impressionante, difícil de igualar, ladeada em todo o seu redor por 20 brasões representando os países com os quais Portugal mantinha na altura relações de amizade e de comércio.

Mercado Ferreira Borges – Hard Club 1 e 2

Mercado Ferreira Borges - Hard Club 1 e 2

O Mercado Ferreira Borges, edifício histórico da cidade do Porto construído em 1885 para substituir o já velho Mercado da Ribeira. Nunca cumpriu as funções para as quais foi originalmente destinado, em virtude da reticência dos negociantes em deixar o mercado anterior, os mercadores são outros mas finalmente servirá o seu propósito, agora para a troca de fortes emoções entre público e fadistas.

Casa do Infante

Casa Infante

A Casa do Infante é um museu e um dos edifícios mais antigos da cidade Porto,  é tradicionalmente tida como o local de nascimento do Infante D. Henrique, patrono dos descobrimentos portugueses. Trata-se de um conjunto edificado que ocupa uma extensa área da zona ribeirinha do Porto e que foi sofrendo sucessivas alterações ao longo dos tempos.

Igreja de São Francisco

Igreja de São Francisco

A belíssima Igreja de S. Francisco e a sua Escadaria, vão ser dois dos lugares onde o Fado ecoará. A Igreja Monumento de São Francisco foi classificada como Monumento Nacional em 1910, e património mundial em 1996 pela UNESCO. Foi sendo sucessivamente enriquecida, a ponto de ser hoje considerada um dos mais ricos e belos depósitos de talha dourada em Portugal. Homologamente distinguidos, Fado e ‘palco’, prometem criar um clima perfeito onde mais uma vez o Fado vai deixar saudade.

Antiga Junta de Freguesia de São Nicolau

Antiga Junta de Freguesia de São Nicolau

O edifício da antiga Junta de Freguesia onde em outros tempos também já se viu uma Escola Primária para raparigas vai ser agora um dos palcos do Caixa Ribeira em que o género é o Fado de todos para todos.

Cais da Estiva

Cais da Estiva

Onde tudo acontece, na Ribeira. Um dos mais belos locais do Porto, o postal ilustrado da cidade e uma das zonas mais visitadas. O Fado à Janela, ou o Palco Casa Ermelinda Freitas na Cave do Cais da Estiva Cais da Estiva, lá estaremos. Fique atento.